Se tem algo que eu e minha mãe adoramos fazer juntas, é: assistir filmes! Sempre fomos a locadora juntas e alugávamos vários. Depois que eu assinei NetFlix, voltamos a fazer isso, mas sem precisar sair de casa! E aqui na praia então, todas as noites assistimos uns 2 ou 3, depende do sono…rs.
Hoje vou indicar 2 para vocês, com cunho histórico.
A Dama Dourada – Woman in Gold. 2015
Baseado em fatos reais, o filme conta a trajetória da austríaca e judia, Maria Altman (Helen Mirren), que após o falecimento da irmã, resolve reaver o famoso “Woman in Gold” de Gustav Klint, que foi roubado de sua casa durante a Segunda Guerra Mundial, pelos nazistas. Ela conta com a ajuda de um advogado recém formado, Randol Schoenberg (Ryan Reynolds). Juntos viajam até a Áustria e dão início a penosa batalha para reaver parte do que era da sua família. O filme mescla o passado de Maria, na Áustria com a família e o presente, nos EUA, em busca de justiça.
O triste e interessante é saber que há mais de 100 mil obras do mesmo período ainda estão desaparecidos. Muitas famílias, já recuperaram parte de seus bens, principalmente na última década, mas muito se perdeu.
O filme é muito bom. Um drama com uma pitadinha de comédia. Que vale a pena ser visto!!
O Mordomo da Casa Branca – “The Butler” 2013.
Nesse filme, Eugene (Forest Whitaker), conta toda a sua história. Quando era pequeno e viu sua mãe ser estuprada e seu pai ser morto por um dos patrões. Naquele mesmo dia a Sra. Da casa grande, o transforma em “preto de casa”, expressão usada na época, para os negros que trabalhavam nas casas dos senhores.
Com isso ele aprendeu a servir e a ter boas maneiras. Mas com o passar do tempo ele percebe que precisa ir embora e sai em busca de emprego. Quando já está tralhando em um hotel, é convidado a ser mordomo na Casa Branca. Mas sua dedicação e as exigências do trabalho deixam sua esposa Glória (Oprah Winfrey), irritada e distante e seu filho mais velho Louis (David Oyelowo), não aceita a passividade do pai diante do preconceito que os negros sofriam nos EUA.
Eugene,trabalha na Casa Branca durante vários presidentes, até o dia de sua aposentadoria.
Esse filme mostra bem como eram as lutas raciais nas décadas de 50/60 +-, nos EUA.
O filme é lindo, vale muito a pena ser visto!
Já assistiram algum?
Beijinhos
Ari
Leave a Reply